Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

grupo de estudos.

Estou participando de um grupo de estudos sobre Psicanálise com a psicóloga e psicanalista Vera Blanc. Ela faz parte da Sociedade Brasileira de Psicanálise e tem bastante experiência clínica - o que me anima por demais, apaixonada pela clínica que sou.
O grupo é formado por um número reduzido de pessoas, o que é ótimo porque dá para ter uma injeção de conteúdos a cada vez da semana. As principais obras do Freud serão o começo dos estudos. Passaremos por Melanie Klein, mulher gênia cuja vida e obra ainda intrigam com tanto de profundidade, coragem e aridez com que tratou as emoções humanas. Quando se lê suas obras percebe-se a dramaticidade que só uma mulher poderia produzir. And I love it!
O tão adorado Bion será visto no final da jornada de estudos. Guardo uma platonice pelo jeito com que escreve seus textos, muy belos e a maneira como conduz o aparelho mental. Suas teorias são daquelas que aliviam e fazem o paciente livre como um pássaro. Teórico atual nos dias d'hoje pois remexe no cotidiano com mais praticidade sempre se elevando os melhores aspectos do sujeito.
Pra começar do começo, colocarei alguns supra sumos em forma de textos daquilo que pude vivenciar no grupo. O mais legal de se fazer o grupo, além de poder entrar em contato com os mais importantes textos dos mais importantes personagens da psicanálise de forma organizada, é poder ouvir uma pessoa com tanta experiência e que gosta tão ou mais de psicanálise como você.
Enfim, na faculdade aprende-se que para se tornar um bom psicólogo clínico é importante seguir o tripé: análise pessoal, supervisão e grupo de estudos. Uns dizem que é pra consumir pequeno salário do psicólogo, outros dizem que é bobagem corporativista. Eu digo que a psicanálise é difícil e exige muito, mas muito estudo.
No mais, precisarei de tempo para elaborar algumas idéias para colocar aqui. O que me ajudará também a estudar. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário